Departamento de Segurança Interna dos EUA comemora vitória judicial em favor da deportação de imigrantes ilegais criminosos para terceiros países

WASHINGTON – O Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos (DHS) anunciou hoje uma importante vitória judicial em seus esforços para deportar imigrantes ilegais com histórico criminal considerado dos mais graves. A Suprema Corte dos EUA decidiu, por 6 votos a 3, suspender temporariamente a decisão de um tribunal distrital que impedia essas deportações, até que o caso seja analisado pela Corte de Apelações do Primeiro Circuito.
Com essa decisão, o DHS retoma o direito de deportar imigrantes ilegais criminosos – mesmo quando seus países de origem se recusam a recebê-los – para nações terceiras que aceitem recebê-los. A medida ocorre após um impasse jurídico que deixou agentes do ICE (Serviço de Imigração e Controle de Alfândegas) e oito criminosos estrangeiros retidos em Djibouti, na África.
Declaração da Secretária Assistente Tricia McLaughlin:
“A decisão da Suprema Corte representa uma vitória para a segurança do povo americano. O governo Biden permitiu que milhões de imigrantes ilegais entrassem no país, e agora a administração Trump pode exercer sua autoridade legítima para remover criminosos ilegais e enfrentar essa grave crise de segurança nacional.
“Se dependesse de alguns juízes ativistas, indivíduos tão perigosos que nem seus próprios países querem de volta – incluindo assassinos condenados, estupradores de crianças e traficantes de drogas – estariam soltos pelas ruas dos Estados Unidos.
“Agora, o DHS pode cumprir sua missão legal e deportar esses indivíduos para países dispostos a recebê-los.
‘Preparem os aviões de deportação.’”