Departamento de Segurança Interna dos EUA comemora vitória judicial em favor da deportação de imigrantes ilegais criminosos para terceiros países

Departamento de Segurança Interna dos EUA comemora vitória judicial em favor da deportação de imigrantes ilegais criminosos para terceiros países

WASHINGTON – O Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos (DHS) anunciou hoje uma importante vitória judicial em seus esforços para deportar imigrantes ilegais com histórico criminal considerado dos mais graves. A Suprema Corte dos EUA decidiu, por 6 votos a 3, suspender temporariamente a decisão de um tribunal distrital que impedia essas deportações, até que o caso seja analisado pela Corte de Apelações do Primeiro Circuito.

Com essa decisão, o DHS retoma o direito de deportar imigrantes ilegais criminosos – mesmo quando seus países de origem se recusam a recebê-los – para nações terceiras que aceitem recebê-los. A medida ocorre após um impasse jurídico que deixou agentes do ICE (Serviço de Imigração e Controle de Alfândegas) e oito criminosos estrangeiros retidos em Djibouti, na África.

Declaração da Secretária Assistente Tricia McLaughlin:

“A decisão da Suprema Corte representa uma vitória para a segurança do povo americano. O governo Biden permitiu que milhões de imigrantes ilegais entrassem no país, e agora a administração Trump pode exercer sua autoridade legítima para remover criminosos ilegais e enfrentar essa grave crise de segurança nacional.

“Se dependesse de alguns juízes ativistas, indivíduos tão perigosos que nem seus próprios países querem de volta – incluindo assassinos condenados, estupradores de crianças e traficantes de drogas – estariam soltos pelas ruas dos Estados Unidos.

“Agora, o DHS pode cumprir sua missão legal e deportar esses indivíduos para países dispostos a recebê-los.

‘Preparem os aviões de deportação.’”